Não é de surpreender que a adoração lunar tenha sido praticada em todo o mundo por milhares de anos. Nos países orientais, como o Vietnã, o Festival da Lua evoluiu com o tempo a partir do conceito de adoração à lua. Esse festival, chamado Tet Trung thu em vietnamita, ocorre todos os anos no 15º dia do 8º mês do calendário lunar, em setembro ou outubro. É sempre comemorado na noite de lua cheia, o que lhe rendeu o apelido de Festival da Lua
Fonte: Internet
Os vietnamitas, cuja civilização tem sido predominantemente baseada em camponeses e focada no cultivo de arroz há mais de 4.000 anos, realizam vários festivais que seguem o calendário lunar para comemorar a prosperidade da colheita. O maior festival popular vietnamita, o Tet ou Ano Novo Lunar, costumava ser celebrado no início de uma nova estação de cultivo de arroz. Era nessa época que os agricultores cultivavam arroz e lavraram os campos para obter uma colheita suficiente para o outono. Uma boa colheita significava que os agricultores não teriam falta de alimentos e estariam em uma boa situação financeira. Para celebrar o arroz e suas virtudes nutritivas e comerciais, os vietnamitas criaram o festival da colheita - Tet trung thu. Saiba mais sobre o arroz vietnamita, uma parte fundamental da cultura do país.
Você deve estar se perguntando qual é a relação entre a lua cheia do outono e a colheita do arroz. Ao contrário do sol, a lua muda de face ao longo do mês e pode até mudar de forma de um dia para o outro. Os vietnamitas são muito religiosos e acreditam que a lua é o símbolo da unidade do povo vietnamita, unido e solidário. A lua cheia cintilante no meio do outono, a noite mais bonita do ano, tem um significado ainda maior, pois representa o conceito de totalidade. Portanto, o Festival da Lua é uma oportunidade perfeita para reunir os membros da família e comemorar uma boa colheita agrícola.
Fonte: Internet
Se observarmos como o Festival da Lua é organizado em outros países asiáticos, veremos que as tradições e os rituais parecem bastante semelhantes. Entretanto, há algumas diferenças notáveis no Vietnã, onde o Tet Trung thu é um evento de reunião e um festival dedicado às crianças.
De fato, o dia lembra o dia das crianças, quando os pais dão presentes bonitos ou roupas novas às crianças. À noite, com a lua brilhando intensamente no céu, as crianças desfilam pelas ruas, cantando e carregando lanternas coloridas de diferentes formas e tamanhos, como lanternas de estrelas, lanternas de borboletas e lanternas de peixes. Algumas lanternas têm o formato de uma estrela vermelha, que é o emblema desse festival porque os vietnamitas acreditam que a luz cintilante da estrela é sinônimo de pureza, como a inocência das crianças.
Fonte: Internet
Dança do leão é uma dança tradicional que não pode ser perdida durante as festividades do meio do outono. A empolgação chega ao auge quando as batidas brilhantes dos tambores ecoam pelas ruas. Então, aparece um unicórnio. Ele tem uma aparência impressionante e parece estar dançando com sua cabeça gigante e corpo sinuoso, carregado por uma equipe de dançarinos acrobatas. Com sua boca grande e seus misteriosos olhos protuberantes, o unicórnio pode parecer engraçado e assustador sob a luz branca da lua cheia.
Durante esse desfile, um dançarino usando uma máscara redonda sorridente que representa "Ong Dia", o deus da terra, começa a dançar em volta do unicórnio e se aproxima da multidão, fazendo as crianças rirem com suas travessuras. Para as crianças vietnamitas, os espetáculos noturnos de Trung Thu são inesquecíveis. Após o desfile, as crianças desfrutam de um farto banquete preparado pelos pais: doces, frutas vietnamitas e os famosos bolos da lua,...
Fonte: Internet
Os bolos da lua, ou "Banh Trung thu" em vietnamita, estão diretamente associados ao festival do meio do outono do Vietnã. Em todo o país, as famílias comemoram o Tet trung thu colocando uma bandeja com cinco frutas e vários bolos lunares no altar dos ancestrais para expressar sua gratidão. As duas receitas de bolo mais comuns são o Banh deo (bolos macios e pegajosos com uma crosta de arroz glutinoso branco) e o Banh nuong (bolos assados com uma crosta dourada). Esses bolos são lindamente decorados, pois são colocados em formas redondas ou quadradas, com motivos de flores, carpas ou formas geométricas. Os recheios do Banh trung thu - bolos lunares - são variados e saborosos, com muitas notas que podem ser doces ou salgadas.
A receita do Banh trung thu salgado é mais complexa do que a do doce, pois é composta por cerca de dez ingredientes, como gordura de porco, salsichas, geleias e diferentes tipos de sementes e nozes. O recheio doce, por outro lado, é feito de apenas um ingrediente: pasta de feijão mungo ou pasta de semente de lótus. O Banh trung thu geralmente é cortado em pedaços pequenos e compartilhado entre os membros da família. Esse bolo doce é tradicionalmente acompanhado de uma xícara quente de chá verde.
Por ocasião do Festival da Lua do Vietnã, os bolos lunares geralmente são dados como presentes a familiares e amigos. Entretanto, os vietnamitas também podem dar Banh trung thu uns aos outros como presentes, para provar sinceridade e compromisso.
Fonte: Internet
Abaixo estão alguns dos lugares mais movimentados para visitar, com muitas atividades oferecidas durante o festival da lua do Vietnã... então dê uma olhada...
Aproveite o melhor da cidade das lanternas de Hoi An durante as festividades do meio do outono! Todos os anos, durante a noite do meio do outono, as luzes das ruas da cidade histórica de Hoi An são desligadas gradualmente, deixando os habitantes locais pendurar lanternas na frente de suas casas. A cidade colorida é então iluminada por milhares de lanternas e lâmpadas de papel flutuantes. O espetáculo se torna ainda mais mágico quando você passeia pelas ruas, passando pelas casas antigas e ao longo do magnífico rio Thu Bon.
Como a capital milenar do Vietnã, Hanói é uma parada obrigatória para conhecer a cultura e as tradições locais do Festival da Lua do Vietnã. Nessa ocasião, você pode sentir toda a atmosfera alegre desse festival nos bairros antigos, especialmente no tradicional mercado Trung thu na rua Hang Ma. Essa rua animada, geralmente conhecida por vender todos os tipos de brinquedos tradicionais e modernos, é enfeitada com lanternas coloridas de vários formatos e tamanhos.
As Chinatowns no distrito 5 de Saigon também têm muito charme festivo, com ruas decoradas com lanternas coloridas, desfiles fascinantes e animados, danças de unicórnio extravagantes e muitos jogos tradicionais de rua. Os parques de diversões e os locais famosos da cidade de Ho Chi Minh também são excelentes lugares para seus filhos desfrutarem da atmosfera alegre e festiva da maior metrópole do Vietnã!
Todas as cidades do Vietnã celebram o festival do meio do outono, o Tet trung thu! Se você quiser participar das festividades em uma das cidades, mas não souber onde há entretenimento, basta ir a qualquer parque próximo. Sem dúvida, você gostará de se misturar às multidões, observar as crianças carregando as lanternas, provar os deliciosos bolos e talvez receber alguns presentes durante o Festival da Lua!
Você pode aprender mais sobre feriados vietnamitas, aqui:
Dicas, notícias, conselhos e informações culturais do Vietnã, Laos, Camboja, Birmânia e Tailândia.
Viajamos com um grupo de 25 pessoas por isso não queremos perder o tempo procurando informações e organizando a viagem. Preferimos confiá-la a uma agência de viagem local no Vietnã.
Obrigado por escolher os serviços que correspondem às nossas expectativas e por sua capacidade e disponibilidade.Você é a melhor agência de viagens para nós.
Foi um circuito bonito, com atividades interessantes e diversas. Descobrimos diferentes aspetos: natureza, história, cultura, culinária, bem-estar e diferentes grupos étnicos ...