O povo Tay é uma das minorias étnicas que vivem principalmente nas províncias montanhosas do norte do Vietnã, como Cao Bang, Lang Son, Bac Kan, Thai Nguyen e alguns outros lugares. Esse povo tem idiomas, culturas e tradições distintas que formam uma parte importante da diversidade cultural do Vietnã.
Fonte: Internet
O povo Tay é o grupo étnico mais antigo conhecido no Vietnã. Acredita-se que eles tenham migrado das ilhas do sudeste asiático em 500 a.C. Eles se estabeleceram nos vales da região noroeste em Sa Pa.
Atualmente, o povo Tay vive principalmente nos valse das províncias do nordeste, como: Quang Ninh, Bac Giang, Lang Son, Cao Bang, Bac Kan, Thai Nguyen, Ha Giang, Tuyen Quang, Lao Cai e Yen Bai.
De acordo com a Pesquisa de 53 Minorias Étnicas de 2019, o grupo étnico Tay tem 1.845.492 pessoas. Entre eles, há 918.155 homens e 927.337 mulheres.
O idioma Tay é o idioma do povo Tay, um idioma pertencente ao gênero Thai na família de idiomas Tai-Kadai.
Fonte: Internet
A moradia tradicional do povo Tay é uma parte importante de sua cultura e vida, refletindo a compatibilidade entre a vida e o complexo ambiente natural do norte montanhoso do Vietnã. O principal tipo de casa tradicional do povo Tay é a casa sobre palafitas e a casa sobre meia palafita e meia terreno. Cada tipo de casa tem sua própria estrutura e função, refletindo a profunda relação entre as pessoas e a natureza, juntamente com as necessidades da vida cotidiana e a proteção da segurança.
A casa palafita é o tipo mais comum e típico de casa tradicional do povo Tay. A estrutura geral da casa sobre palafitas consiste em cinco compartimentos, três compartimentos ou um compartimento e um telhado diagonal em forma de eixo, criando resistência a climas montanhosos e ventos fortes. O piso é coberto com bambu ou tábuas de madeira, criando o principal espaço de convivência para a família. As casas sobre palafitas geralmente têm poucas janelas, o que ajuda a manter a privacidade e o calor.
As casas sobre palafitas são geralmente encontradas em terrenos inclinados, perto de florestas e montanhas. Essa é uma maneira econômica e flexível de construir casas em ambientes difíceis. O piso de uma casa sobre palafitas geralmente é construído em madeira, e a parte posterior pode ser aprofundada para formar uma parede posterior, proporcionando estabilidade e proteção.
Fonte: Internet
Os trajes dos Tay, uma minoria étnica do Vietnã, não apenas refletem a singularidade de sua cultura e tradições, mas também sua adequação ao ambiente de vida rigoroso da região montanhosa do norte. Esse traje geralmente é relativamente simples, mas tem uma beleza natural, elegante e cultural.
O índigo e o preto são geralmente considerados cores comuns nas roupas dos Tay. Essas são as cores adequadas para o ambiente montanhoso e criam harmonia com a natureza ao redor. O tecido de algodão auto tecido é frequentemente usado para fazer trajes tradicionais. Isso demonstra a compatibilidade com seus métodos tradicionais de produção têxtil e também cria uma beleza rústica e natural. As joias são uma parte indispensável do traje dos Tay. As mulheres Tay costumam usar pulseiras, colares e outras joias, principalmente de prata. Os trajes do povo Tay, embora simples, são perfeitamente compatíveis com seu ambiente de vida e demonstram respeito pela cultura e pelas tradições.
Fonte: Internet
O principal alimento que os Tay usam para cozinhar diariamente é o arroz comum. Além do arroz comum consumido diariamente, o povo Tay também usa o arroz comum e o arroz glutinoso para cozinhar mingau, arroz lam, aletria, nuggets e muitos pratos. Em particular, no povo Tay, o "Banh trung kien" é considerado uma especialidade porque seu recheio é feito de ovos de uma espécie de formiga preta que constrói um ninho em um galho de árvore e é frito com gordura, sal, alho-poró ou cebolinha.
Fonte: Internet
O povo Tay tem muitas canções folclóricas, como Luon, Then, Quan Lang, Vi, lullabies e canções folclóricas.
"Luon" é uma melodia usada com frequência na forma de canção de amor entre homens e mulheres, cantada em casa e em festivais, casamentos e novos lares, quando um estranho pára para passar a noite na aldeia.
"Then" é considerada uma canção folclórica especial, usada antigamente quase que exclusivamente em rituais na forma de cânticos e, quando cantada, pode ser combinada com dança e música.
O canto de "Quan Lang" é usado somente em casamentos, como uma forma de canto recíproco entre a família do noivo e a casa da noiva.
O "Dan Tinh" é um instrumento musical tradicional do povo Tay. Para o povo Tay, o "Dan Tinh" e cante "Then" são uma parte indispensável da vida cultural da comunidade. Um "Dan Tinh" para cantar "Then" geralmente tem três cordas. De acordo com o povo Tay, essas três cordas representam o pai, a mãe e o país.
Em resumo, o povo Tay do Vietnã é uma comunidade étnica diversificada e rica, com uma história, língua e cultura distintas que contribuem para a rica tapeçaria cultural do país.
Você pode aprender mais sobre os grupos étnicos do Vietnã, aqui:
Dicas, notícias, conselhos e informações culturais do Vietnã, Laos, Camboja, Birmânia e Tailândia.
Viajamos com um grupo de 25 pessoas por isso não queremos perder o tempo procurando informações e organizando a viagem. Preferimos confiá-la a uma agência de viagem local no Vietnã.
Obrigado por escolher os serviços que correspondem às nossas expectativas e por sua capacidade e disponibilidade.Você é a melhor agência de viagens para nós.
Foi um circuito bonito, com atividades interessantes e diversas. Descobrimos diferentes aspetos: natureza, história, cultura, culinária, bem-estar e diferentes grupos étnicos ...