A roupa é uma parte importante e integrante de qualquer cultura e muitas vezes é negligenciada quando se discute cultura. Com uma cultura tão rica e diversificada, você encontrará um padrão único nos trajes tradicionais vietnamitas. Com cerca de 60 grupos étnicos diferentes, o Vietnã tem muitos estilos diferentes de roupas, semelhantes apenas em semelhanças com cores brilhantes e contrastantes e padrões vibrantes. Neste artigo, aprenderemos juntos sobre os trajes tradicionais do povo vietnamita para entender melhor as características culturais únicas que os ancestrais vietnamitas deixaram para trás.
Fonte: Internet
Quando se trata de trajes tradicionais vietnamitas, a primeira coisa que vem à mente é o Ao Dai. Ao Dai é um dos trajes tradicionais com uma longa história, cultura, conceitos estéticos e mostra a identidade cultural da nação vietnamita.
O Ao Dai vietnamita simboliza a pureza, por dentro o Ao Dai parece ser simples mas contém muito significado. O tradicional ao dai foi preservado pelos vietnamitas por muitos períodos de tempo e é apreciado para ser transmitido às gerações futuras. O Ao Dai também é um testemunho da mudança do Vietnã, perdurando com o tempo, tornando-se o traje nacional do país. Ao longo dos anos de desenvolvimento, o Ao Dai está em constante mudança, mas ainda mantém seu caráter tradicional, contribuindo para a beleza elegante e delicada das mulheres vietnamitas. O Ao Dai é o orgulho do povo vietnamita porque contém a quintessência, a alma e a personalidade do povo vietnamita.
O traje tradicional vietnamita para homens é chamado Ao Dai. Esta camisa é tecida em seda com uma elegante gola justa e botão no lado esquerdo. A camisa é na altura do joelho e geralmente é usada com calças largas.
No passado, a cor do ao dai no Vietnã mostrava o status dos homens na sociedade. Amarelo era a cor que representava a realeza no antigo Vietnã. O Ao Dai dos reis foi bordado com dragões simbolizando sua força e poder. Oficiais de alto escalão usavam Ao Dai roxo e os plebeus usavam vários tons de azul.
Hoje em dia, Ao Dai não é comumente usado, todos os dias. No entanto, o Ao Dai é um símbolo de pureza e graça, e os vietnamitas o usam em grandes quantidades em ocasiões tradicionais, como casamentos e Tet (Ano Novo).
Fonte: Báo Lao Động
Ao Dai, o traje tradicional vietnamita, também tem uma versão feminina. Muito parecido com o ao dai masculino, o ao dai feminino tem uma diferença marcante - essa seda ao dai chega até os tornozelos. Ao Dai vem em dois tipos principais - o tipo de quatro peças, que consiste em abas na frente que as mulheres abotoam, e o tipo de cinco peças, que inclui uma aba extra no lado direito para segurar o Ao Dai.
O norte do Vietnã usa ao dai ligeiramente diferente do sul. No Norte, o Ao Dai de quatro corpos é usado com uma saia longa e um chapéu cônico, chamado de chapéu cônico, ou às vezes apenas um lenço na cabeça. No Sul, o Ao Dai é usado sobre calças largas. Estas calças vêm em estampas brancas, pretas ou coloridas. Da cintura para baixo, o vestido se divide em duas partes frontal e traseira.
As mulheres também usam um chapéu cônico tradicional vietnamita chamado Non La. Esses chapéus são feitos das folhas da palmeira e costumam ser usados como um item de moda ou para escrever poesia. Os chapéus inclinados protegem você do sol e da chuva. A origem do Non La pode ser rastreada até Hue e os visitantes devem comprar esses chapéus na Hue Citadel.
Fonte: Báo Lao Động
As mulheres no delta do Mekong usam um tipo ligeiramente diferente de vestimenta tradicional - o Ao Ba Ba. Este tipo de traje tem um desenho simples e justo como as camisas normais de mangas compridas ou curtas, gola média e fecha-se com uma fiada de botões que se estendem desde o pescoço até à barriga. A imagem do Ao Ba Ba simboliza o povo do Sul, que é rústico e próximo.
O Ao Ba Ba com beleza simples, leveza e conforto ainda é popularmente usada em apresentações culturais, festas tradicionais ou saídas e idas ao mercado.
Fonte: Internet
O Ao Cham é a vestimenta tradicional das minorias étnicas da região montanhosa do norte. Camisas tradicionais tingidas com índigo puro, sem bordados de quaisquer motivos decorativos e padrões, mas ainda mostram a típica cultura simples e graciosa do povo Tay ou motivos de brocado para realçar a beleza encantadora dos Nung. Devido ao desenvolvimento da sociedade moderna, o Ao Cham está gradualmente se perdendo devido ao processo de fabricação relativamente complicado.
Fonte: Internet
O Ao Tu Than é um tipo de traje tradicional que carrega a antiga beleza das mulheres no norte do Vietnã por um tempo. A camisa tem muitos significados especiais, simbolizando as virtudes e tradições das mulheres antigas, como: as quatro saias representam as quatro mães e pais, que são pais biológicos e pais do marido; A gravata está localizada nas duas lapelas simbolizando o abraço dos pais com o filho amado; cinco botões estão dispostos simetricamente para representar as cinco boas qualidades dos seres humanos: nhan, nghia, le, tri, tin (benevolente, justo, educado, sábio, respeitável); As duas abas frontais da camisa são amarradas, simbolizando que o amor entre marido e mulher é sempre próximo, duradouro e colado.
Hoje, vietnamita Ao Tu Than ainda é amplamente utilizada em apresentações e festivais tradicionais para homenagear e promover a imagem das antigas mulheres vietnamitas.
Fonte: Internet
Além dos trajes tradicionais mais conhecidos do Vietnã, os grupos étnicos locais também têm seus próprios estilos e trajes.
O traje Thai no Vietnã é elegante e digno. O traje é composto por uma camisa lisa e uma saia longa, bordada com motivos de sol, flor e dragão. A roupa vem com cinto, lenço Pieu e algumas joias de prata.
Fonte: Internet
Os Hmong no Vietnã preferem se vestir de forma mais sofisticada, vibrante e colorida, com um toque boêmio. Suas roupas são feitas de linho e incluem uma variedade de cores e bordados. A roupa consiste em uma camisa preta, saia colorida, meia-calça e um lenço na cabeça. As mulheres geralmente colocam contas de prata e joias em suas roupas para adicionar um senso de personalidade e espiritualidade.
Fonte: Saigoneer
Os trajes tradicionais das mulheres Cham podem não ser tão coloridos ou brilhantes quanto o resto dos trajes, mas têm um certo charme. A roupa consiste em uma camisa de manga longa, uma saia da mesma cor da camisa e um lindo lenço na cabeça. O destaque da roupa é o cinto no peito e na cintura, que ganha destaque com a cor dourada iridescente e detalhes minuciosos.
Nas montanhas, o traje mais comum consiste em calças ou saias e um casaco índigo com motivos de flores silvestres ou animais selvagens. Essas calças e saias são projetadas para se mover facilmente nas encostas das montanhas e facilitar a agricultura. A maioria dos trajes tradicionais do Vietnã são primorosamente feitos à mão e frequentemente vendidos pelos habitantes locais a estrangeiros curiosos.
Fonte: VnExpress
Trajes tradicionais vietnamitas sofreram muitas mudanças devido às influências ocidentais. No entanto, mantém muito do seu charme e sofisticação tradicionais. Os vietnamitas ainda se orgulham de seu senso único de vestimenta e cultura.
Para entender mais sobre a cultura vietnamita, você pode ler mais este artigo:
Dicas, notícias, conselhos e informações culturais do Vietnã, Laos, Camboja, Birmânia e Tailândia.
Viajamos com um grupo de 25 pessoas por isso não queremos perder o tempo procurando informações e organizando a viagem. Preferimos confiá-la a uma agência de viagem local no Vietnã.
Obrigado por escolher os serviços que correspondem às nossas expectativas e por sua capacidade e disponibilidade.Você é a melhor agência de viagens para nós.
Foi um circuito bonito, com atividades interessantes e diversas. Descobrimos diferentes aspetos: natureza, história, cultura, culinária, bem-estar e diferentes grupos étnicos ...