A lanterna vietnamita é o resultado dos vínculos comerciais e culturais do Vietnã com a China. Embora os designs das lanternas vietnamitas sejam influenciados pelos da China, as lanternas das duas culturas não são totalmente idênticas. A cidade antiga de Hoi An é o melhor lugar para encontrar as lanternas mais magníficas do Vietnã. O artigo abaixo revela a história e a função das lanternas na vida cotidiana do povo de Hoi An.
Fonte: Internet
A arte da fabricação de lanternas vietnamitas foi moldada pela imigração chinesa ao longo dos séculos. As lanternas apareceram pela primeira vez na China há cerca de 1800 anos, durante a dinastia Han. Todos os anos, no dia da Lua Cheia em janeiro, de acordo com o calendário lunar, os chineses penduram as lanternas vermelhas para contribuir com a atmosfera festiva. Desde então, as lanternas têm sido usadas em grande escala na maioria dos principais eventos e festivais da China.
Desde que as lanternas apareceram para os vietnamitas, a imagem dessas luzes lindas e coloridas deixou sua marca na cultura vietnamita. Diferentemente das lanternas de papel da China, as lanternas vietnamitas são feitas de tecidos de seda e se tornaram o símbolo da antiga cidade de Hoi An. Quando a noite cai na cidade, as lâmpadas das ruas são desligadas gradualmente, deixando os habitantes locais pendurarem as lanternas na frente de suas casas.
Hoi An não é apenas famosa por sua coleção de antigas casas de paredes amarelas cobertas de musgo e becos em toda a cidade, mas também impressiona os visitantes com sua beleza misteriosa e única após o anoitecer. As lanternas de Hoi An sempre foram conhecidas por suas sutis, porém resistentes, ripas de bambu, bem como por sua excelente cobertura de tecido. A imagem das lanternas vietnamitas tornou-se uma parte icônica do bairro antigo de Hoi An.
Fonte: Internet
No século XVI, Hoi An era um porto comercial popular chamado Faifo, localizado no meio da rota comercial oeste-leste. Por esse motivo, a cidade recebia um grande número de comerciantes estrangeiros com o objetivo de comercializar seus produtos. Entre esses comerciantes, é notável a presença principalmente de chineses e japoneses. Eles formaram as maiores comunidades estabelecidas no coração de Hoi An. As lanternas foram introduzidas em Hoi An no final do século XVI por meio da imigração chinesa e da integração comercial e cultural. Faz 400 anos que as lanternas existem pela primeira vez em Hoi An.
Essas lanternas eram usadas para iluminar as fachadas das casas chinesas, lembrando a imagem de seu país natal. Aos poucos, as lanternas se tornaram um dos símbolos mais representativos de Hoi An. De acordo com a tradição, duas lanternas grandes eram penduradas em cada lado do altar no meio da sala de estar. Cada uma foi desenhada com o nome de uma família chinesa. As lanternas de Hoi An são ornamentos simples, mas ainda são consideradas uma forma de decoração elegante e deslumbrante.
Fonte: Internet
Todos os anos, por ocasião do Tet Trung thu ou Festival da Lua do Vietnã, que ocorre no 15º dia do 8º mês do calendário lunar, o festival das lanternas é realizado e se torna uma característica cultural interessante. As lanternas de Hoi An também iluminam a cidade nos dias de Lua Cheia de cada mês, de acordo com o calendário lunar, ou no festival de Tet. Todas as lâmpadas são desligadas para dar lugar a lanternas multicoloridas. O distrito inteiro é envolvido pela luz da lua e das lanternas.
Os turistas que vão a Hoi An nessa ocasião vivenciam a atmosfera de um antigo porto comercial internacional dos séculos XVII e XVIII. O maior festival vietnamita de lanternas em Hoi An acontece todos os anos no Têt, que vai do final de dezembro até o final de janeiro do calendário lunar. É um festival que atrai muitos turistas a Hoi An.
Fonte: Internet
As ripas de bambu e a seda da lanterna são os dois elementos mais essenciais no processo de fabricação. O bambu é colhido e deixado de molho em água salgada por 10 a 15 dias para evitar que murche. Em seguida, as ripas de bambu são secas ao sol e cortadas no formato de cada lanterna. O tecido de seda usado nas lanternas vietnamitas deve ser do vilarejo de seda de Van Phuc, o que torna cada item de lanterna mais elegante e sutil. Por fim, os artesãos cobrem as ripas de bambu com uma tinta conservadora apropriada, decoram a lanterna com uma bolota e dobram uma pulseira de aço para fazer um gancho.
As lanternas vietnamitas vêm em uma variedade de tamanhos, formas e cores. Alguns dos designs mais procurados podem ser listados como o formato de alho, o formato redondo, o formato oval, o formato de abóbora, o formato de dragão, o formato de peixe e assim por diante. Entretanto, no caso das lanternas que existem há séculos nas casas antigas que você verá durante sua visita a Hoi An, elas foram construídas inteiramente com madeira antiga, esculpidas com o maior refinamento e cada lado é ilustrado com um motivo impecável. Essas lanternas são exibidas somente em ocasiões especiais ao longo do ano.
Você pode encontrar facilmente lanternas vietnamitas no mercado noturno de Hoi An. O mercado geralmente fica aberto todos os dias do ano, das 18h até o anoitecer. As lanternas vêm em uma variedade de materiais e designs. O preço pode variar dependendo da loja em que você comprar. Não hesite em consultar outras lojas para encontrar o melhor preço.
Fonte: Internet
Fazer uma lanterna vietnamita em Hoi An é uma atividade muito interessante que lhe proporcionará prazer e uma experiência única. Embora a tradição de fazer lanternas exista há 400 anos, ainda é nova para os turistas que vêm ao Vietnã pela primeira vez. Ao visitar o vilarejo de artesanato de Cam Chau, você poderá aprender mais sobre a fabricação tradicional de lanternas enquanto faz lindas lanternas. Venha para Hoi An conosco e faça você mesmo uma lanterna como lembrança do belo Vietnã.
A lanterna vietnamita se tornou um dos melhores souvenirs para todos os turistas de todos os países, portanto, a técnica de limpeza e manutenção das lanternas deve ser levada em consideração.
Limpar as lanternas não é fácil. Tudo o que você precisa fazer é remover a sujeira com uma escova pequena. Não tente lavar as lanternas com água ou qualquer outro líquido de limpeza, pois isso pode danificar os padrões de seda das lanternas vietnamitas. Você pode embrulhá-las se não as estiver usando. Você pode decorá-las com lâmpadas para realçar os motivos impressos.
Você pode aprender mais sobre a cultura típica do Vietnã, aqui:
Dicas, notícias, conselhos e informações culturais do Vietnã, Laos, Camboja, Birmânia e Tailândia.
Viajamos com um grupo de 25 pessoas por isso não queremos perder o tempo procurando informações e organizando a viagem. Preferimos confiá-la a uma agência de viagem local no Vietnã.
Obrigado por escolher os serviços que correspondem às nossas expectativas e por sua capacidade e disponibilidade.Você é a melhor agência de viagens para nós.
Foi um circuito bonito, com atividades interessantes e diversas. Descobrimos diferentes aspetos: natureza, história, cultura, culinária, bem-estar e diferentes grupos étnicos ...