O Vietnã é famoso por sua gastronomia, praias, história antiga e paisagens variadas. Na última década, o país também se tornou um dos principais destinos do mundo para exploração de cavernas.
A província de Quang Binh, no centro do Vietnã, é particularmente famosa pelo Parque Nacional Phong Nha-Ke Bang, um local protegido pela UNESCO, também conhecido como o Reino das Cavernas. Em seu coração está Son Doong, a maior caverna do mundo, grande o suficiente para abrigar um distrito inteiro da cidade de Nova Iorque com arranha-céus de 40 andares. Para os fãs de explorar os mundos subterrâneos mais fascinantes do mundo, aqui está um guia interessante a ser considerado.
Fonte: Internet
A caverna de Son Doong foi descoberta em 1990
Foi somente em 2009 que realmente tomamos conhecimento da presença desta maravilha natural, graças à expedição conduzida por um grupo de espeleólogos britânicos liderados por Howard Limbert. Desde então, a caverna Son Doong assumiu o primeiro lugar como a maior caverna do mundo, destronando a caverna de Deer da Malásia.
De fato, a caverna de Son Doong foi descoberta pela primeira vez em 1990 por Ho Khanh, um morador local de Phong Nha. A caverna faz parte do complexo de cavernas de Phong Nha-Ke Bang, que é parte de um sistema subterrâneo ligado a mais de 150 outras cavernas perto da fronteira com o Laos. Enquanto o calcário do Parque Nacional de Phong Nha - Ke Bang tem cerca de 400 milhões de anos, a caverna Son Doong foi formada há menos de 3 milhões de anos.
Como a maior caverna do mundo, Son Doong é uma das cavernas exploradas que compõem 30% do Parque Nacional Phong Nha-Ke Bang. Isso enfatiza o fato de que ainda há muito a ser descoberto, como ressalta Howard Limbert. Essa realidade também explica a diversidade e a riqueza da flora e da fauna do Vietnã, tornando essa região uma verdadeira joia natural a ser explorada no Sudeste Asiático.
Enquanto caminhava na floresta em busca de comida e madeira, Ho Khanh descobriu um buraco profundo. Quando olhou para dentro, sentiu uma lufada de ar e ouviu o som de um rio. Assustado, ele não ficou muito tempo e voltou para casa. Infelizmente, quando tentou encontrar a caverna mais tarde, não conseguiu localizá-la porque estava escondida pela vegetação ao redor.
Ho Khanh passou quase mais duas décadas procurando a caverna Son Doong. Incrivelmente, em 2008, Ho Khanh se deparou com essa caverna indescritível mais uma vez. Em 2009, ele guiou Howard e Deb Limbert, membros da Associação Espeleológica Real da Inglaterra, para explorar a caverna. Em 2013, a caverna ficou mundialmente famosa quando foi oficialmente registrada pelo Recordes Mundiais do Guinness como a maior caverna natural do mundo.
De acordo com a tradição dos espeleólogos, a pessoa que descobre uma caverna tem o privilégio de dar um nome a ela. No final da expedição, em abril de 2009, o grupo pediu a Ho Khanh que escolhesse um nome para a caverna. Muitas pessoas sugeriram que a caverna deveria receber o nome de Ho Khanh como uma homenagem ao homem que a descobriu.
Entretanto, após discussões entre Ho Khanh e os membros da expedição, a caverna foi batizada de Son Doong. O nome é uma combinação de duas palavras: "Son", que significa montanha, e "Doong", que é o nome do vale próximo à caverna, lar da minoria étnica Bru Van Kieu e do rio Thuong. A palavra "Doong" também se refere à própria caverna, que está localizada em uma montanha de calcário com um rio subterrâneo passando.
A caverna tem quase 9 km de comprimento, com o arco da cavidade mais alta medindo até 200 m e 150 m de largura (estima-se que "caiba" um arranha-céu de 40 andares). O volume é de 36,8 milhões de m3 (equivalente a 15.000 piscinas olímpicas).
Esse vasto e complexo sistema de cavernas foi formado pela infiltração de água da floresta tropical acima, que gradualmente esculpiu a rocha. No fundo da caverna, há uma selva exuberante que floresce 200 metros abaixo da superfície, onde o teto da caverna desabou. Esse ambiente é o lar de um ecossistema impressionante, com muitas áreas inexploradas e caminhos perigosos para atravessar.
Fonte: Internet
Embora as estalactites da caverna de Phong Nha já sejam magníficas, as de Son Doong são comparáveis a gigantes poderosos, com grandes colunas de estalagmites nunca antes descobertas. A estalagmite “Hope and Vision” pode ser a mais alta do mundo, atingindo a impressionante altura de 80 metros. Isso supera consideravelmente a estalagmite listada pelo Guinness como a mais alta do mundo, localizada na caverna Zhi Jing, na China, que mede 70 metros de altura.
Outra estrutura de estalagmite gigante está localizada a cerca de 2 km da entrada da caverna Son Doong. Com incríveis 60 metros de altura, ela é testemunha dos depósitos de gotículas de água contendo o mineral cálcio que se acumularam ao longo de centenas de milhares de anos. De um ponto de vista especial, você pode admirar essas duas enormes estalagmites e tirar fotos maravilhosas.
Fonte: Internet
Com o passar do tempo, os tetos desmoronados da caverna criaram buracos chamados sumidouros, que permitem o crescimento de uma folhagem exuberante, formando uma selva remota e perigosamente inacessível. Esse fascinante sumidouro é o lar de um jardim tropical único conhecido como Jardim de Edam. Graças a essas aberturas, a luz penetra na caverna, promovendo uma vegetação exuberante e uma pequena selva. É graças a essa luz solar que um ecossistema endêmico pode existir na caverna Son Doong.
O caminho para esse sumidouro às vezes pode ser envolto em uma névoa espetacular. A paisagem se torna ainda mais exclusiva e extraordinária quando a selva se esconde atrás de uma cortina de névoa.
Fonte: Internet
Como o próprio nome sugere, a caverna Son Doong tem um rio subterrâneo de montanha que a atravessa. Esse rio desempenha um papel essencial como regulador térmico para o ecossistema da caverna. O rio cria várias camadas de névoa dentro da caverna e das dolinas, contribuindo para a atmosfera misteriosa que reina.
O rio subterrâneo dentro da caverna Son Doong serpenteia por cascatas e cachoeiras espetaculares, algumas atingindo 5 metros de altura. O som potente dessas cachoeiras ecoa desde a entrada da caverna. Foram esses sons que assustaram Ho Khanh quando ele descobriu Son Doong pela primeira vez.
Fonte: Internet
Gotas de água que caem do teto e carregam carbonato de cálcio para as piscinas no chão da caverna criaram pérolas magníficas ao longo dos séculos. Essas pérolas têm vários formatos e tamanhos, desde pequenas ervilhas até grandes bolas de beisebol.
As pérolas na caverna de Son Doong se formam naturalmente dentro de poças de água e oferecem um espetáculo deslumbrante sob a luz dos faróis, especialmente em dias chuvosos, quando a água passa por elas.
Fonte: Internet
O calcário encontrado na região de Quang Binh é uma rocha sedimentar formada há mais de 400 milhões de anos. Essa rocha é o resultado de bilhões de animais marinhos mortos, como peixes, corais, caracóis e muitos outros. Naquela época, a região era o lar de um oceano raso onde esses organismos marinhos podiam se desenvolver.
Ao longo de milhões de anos, muitos animais morreram e seus ossos e conchas se transformaram na rocha sedimentar que vemos hoje. Em alguns casos, as conchas e os ossos não foram comprimidos na rocha, mas foram preservados como fósseis por meio do processo de mineralização. A ação do rio subterrâneo que esculpiu as passagens da caverna Son Doong revelou esses fósseis, que agora podem ser encontrados nas paredes e nos tetos dessas passagens.
Fonte: Internet
Durante sua exploração em 2009, a equipe de expedição chegou a um gigantesco fluxo de calcita que bloqueou todos os caminhos. Devido à falta de equipamentos especializados para escalar essa parede gigante, eles decidiram voltar atrás. Na época, ninguém sabia o que havia por trás dessa imponente estalagmite, razão pela qual a apelidaram de Grande Muralha do Vietnã para descrever sua natureza impressionante.
Em 2017, a província de Quang Binh autorizou a instalação de uma escada de aço inoxidável de 18 metros de altura no ponto mais baixo da muralha vietnamita, acompanhada de várias cordas de segurança ao longo dos próximos 65 metros da muralha. Esse foi um dos desafios mais difíceis da expedição à caverna de Son Doong.
Do outro lado da Grande Muralha do Vietnã há um lago com cerca de 500 metros de comprimento. Após as chuvas, essa passagem se enche de água, criando um lago verde brilhante. Durante os meses em que o lago está cheio, os visitantes usam jangadas e barcos para viajar pelo lago.
A excursão de expedição Son Doong foi lançada no Vietnã em agosto de 2013 e rapidamente se tornou o itinerário de aventura mais atraente para entusiastas de todo o mundo. Entretanto, não é possível visitar a caverna Son Doong por conta própria. Qualquer pessoa ou grupo que deseje explorar a caverna sem a permissão do Conselho do Parque Nacional de Phong Nha - Ke Bang está infringindo a lei.
A única empresa autorizada a organizar expedições a Son Doong é a Oxalis. Portanto, você deve entrar em contato diretamente com eles se quiser explorar a caverna. O preço atual publicado no site da Oxalis para uma expedição a Son Doong é de cerca de 2.500 euros por pessoa, dependendo do período.
Ao se registrar para a excursão, os visitantes devem preencher um questionário sobre seu estado de saúde, por exemplo, se sofrem de alguma doença como pressão alta, problemas cardíacos, asma ou problemas nas articulações que possam afetar a visita.
Fonte: Internet
A única maneira de chegar a Son Doong é primeiro atravessar a floresta por Ban Doong, uma pequena aldeia pertencente à comunidade da minoria étnica Bru-Van Kieu. De Ban Doong, você continua pela floresta Phong Nha - Parque Nacional Ke Bang até Hang En, a terceira maior caverna do mundo, que também serve de entrada para a caverna Son Doong. A jornada para conquistar Son Doong leva 6 dias e 5 noites, com 17 km de selva, 8 km de cavernas, uma subida íngreme de 800 metros e uma corda de escalada de 90 metros na parede gigante.
De acordo com especialistas em cavernas, visitar Son Doong não é tão difícil quanto muitas pessoas pensam. Se você nunca participou de expedições de escalada desse tipo, deve se preparar seriamente alguns meses antes de partir. O exercício pode consistir em caminhar 10 km em algumas horas, superando pelo menos uma colina de cerca de 300 a 400 metros.
Também é aconselhável praticar a movimentação em terrenos acidentados e irregulares, fazendo pelo menos 6 caminhadas de 10 km e pelo menos uma grande colina nos 3 meses anteriores à expedição. É essencial levar calçados adequados, mochilas e os itens necessários indicados para se preparar para a viagem.
Experiência em trekking e viagens de aventura é uma vantagem. Viaja para Son Doong exige muita força física. Você terá que se movimentar constantemente durante o dia, dormir em barracas e usar banheiros externos. Portanto, a experiência anterior em trekking ou viagens de aventura o ajudará a se adaptar mais facilmente a essa experiência.
A região de Son Doong - Phong Nha tem quatro estações climáticas por ano (primavera, verão, outono e inverno), assim como muitas províncias do norte do Vietnã. Por motivos climáticos e de segurança para os visitantes, especialmente durante a estação chuvosa, Son Doong só pode ser visitada de janeiro até o final de agosto de cada ano.
De setembro a dezembro, a caverna de Son Doong fica fechada para atividades turísticas e de exploração, a fim de garantir sua segurança e permitir a restauração do ecossistema. Portanto, você pode consultar os períodos abaixo para escolher a época que melhor lhe convier!
• Janeiro a março: O ar em Phong Nha ainda é fresco quando você caminha pela floresta o dia todo. Essa é a época em que as montanhas e as florestas estão verdes e em pleno crescimento.
• Abril a maio: Phong Nha entra em um período de transição, com sol suave e leve e chuvas esporádicas. Essa é uma boa época para fazer caminhadas sem se preocupar muito com o clima.
• Junho a agosto: Esses são os meses quentes de verão, mas na maior parte do tempo os visitantes estão circulando dentro da caverna. A temperatura dentro da caverna varia entre 22 e 25°C. Durante esse período de verão, os visitantes podem até se banhar livremente nos riachos e lagos subterrâneos enquanto exploram Son Doong.
Se você é apaixonado por viagens de aventura e adora explorar, visitar a caverna Son Doong em Quang Binh certamente será uma experiência memorável e significativa em sua vida. Você terá a chance de testemunhar uma maravilhosa obra-prima natural, considerada um dos locais mais majestosos do planeta.
Você pode aprender mais sobre lugares únicos no Vietnã, aqui:
Dicas, notícias, conselhos e informações culturais do Vietnã, Laos, Camboja, Birmânia e Tailândia.
Viajamos com um grupo de 25 pessoas por isso não queremos perder o tempo procurando informações e organizando a viagem. Preferimos confiá-la a uma agência de viagem local no Vietnã.
Obrigado por escolher os serviços que correspondem às nossas expectativas e por sua capacidade e disponibilidade.Você é a melhor agência de viagens para nós.
Foi um circuito bonito, com atividades interessantes e diversas. Descobrimos diferentes aspetos: natureza, história, cultura, culinária, bem-estar e diferentes grupos étnicos ...