Lótus - uma flor familiar para o povo vietnamita, eles são conhecidos como a flor nacional do Vietnã, expressando a intensa vitalidade, qualidades do povo vietnamita e representa algo sagrado e nobre. No entanto, nem todos entendem o significado especial das flores de lótus e muitos outros benefícios que elas trazem. Para entender mais sobre a lótus, vamos explorar este artigo.
Fonte: Internet
O clima do Vietnã pode contar com uma grande variedade de flores graças ao seu clima tropical. À medida que as estações mudam, é interessante observar não apenas os diferentes tons de cores nos arrozais, mas também as diferentes flores que aparecem e adornam o país com cores cintilantes. Quando chega o verão, a lótus do Vietnã emerge da água para encantar os olhos de muitos viajantes.
As flores de lótus geralmente têm cerca de vinte pétalas, embora também existam variedades de lótus conhecidas como "flor dupla", que são muito apreciadas como plantas ornamentais. A lótus tem folhas arredondadas que podem medir até 50 cm de diâmetro! Além disso, elas podem ser flutuantes ou planas, ou até mesmo eretas, até 75 cm acima da água! As flores de lótus do Vietnã são brancas ou rosadas e medem entre 15 e 30 cm de diâmetro.
A lótus desempenha um papel importante na cultura vietnamita, na arte, na religião e na vida cotidiana. Essa flor é um símbolo nacional. É a flor da sabedoria, mas também representa a beleza, a serenidade, a elevação espiritual e a pureza. A lótus pode ser encontrado na vida cotidiana vietnamita, em provérbios, canções populares, obras literárias e até mesmo em alimentos.
Mas a lotus também está presente na vida cotidiana e perto das famílias, ocupando seu lugar no coração dos lares vietnamitas. A lótus vietnamita ocupa um lugar central na casa, decorando o altar dos ancestrais, especialmente durante cerimônias tradicionais que exigem rituais.
Fonte: Internet
A lótus também desempenha um papel importante na culinária vietnamita. A lótus é totalmente comestível! Você pode comer não apenas a raiz, mas também o caule, as folhas jovens e até mesmo o fruto e a flor. As folhas maduras dão uma fragrância agradável ao arroz, e os estames das flores se misturam delicadamente com as folhas de chá para criar o aroma característico que é tão emblemático do chá de lótus vietnamita. Saiba mais sobre o chá vietnamita.
O chá de lótus vietnamita é um ótimo presente para levar para casa, não apenas por seu aroma delicado, mas também por suas propriedades terapêuticas! Antigamente, ele era servido como uma oferenda real.
A lótus é apreciada principalmente por sua delicadeza, seu sabor doce característico e seu aroma delicado. Os vietnamitas também apreciam sua textura, que varia muito dependendo de como a lótus é cozida (crocante, farinhenta, macia). Por fim, na medicina, as sementes da lótus do Vietnã são usadas para ajudar a dormir.
Diz-se que comer lótus é bom para a saúde, o que faz ainda mais justiça a um dos princípios fundamentais da culinária vietnamita, que enfatiza comer por prazer e, ao mesmo tempo, cuidar do corpo.
Fonte: Internet
O símbolo da flor de lótus está associado ao budismo e simboliza a pureza e a aspiração espiritual. Segundo a lenda, quando o Buda ainda era criança, uma flor de lótus nascia a cada passo que ele dava. Buda é frequentemente representado sentado em uma flor de lótus, também associada à fertilidade e à essência da filosofia.
O budismo, portanto, vê a lótus do Vietnã como representando três mundos: a flor representa o presente, enquanto o rizoma se refere ao passado e a semente contida no coração da lótus simboliza o futuro. Ainda na filosofia budista, explica-se que a semente de lótus (aqui representando a causa) e a flor (aqui representando o efeito) ilustram a doutrina da causalidade do universo, que aconselha o homem a viver bem para alcançar o nirvana após sua morte.
Mas a flor de lótus do Vietnã também pode significar algo diferente de pureza. Por exemplo, a flor pode ser vista como um símbolo de beleza, simplicidade e longevidade, mas também de sexualidade, ligada à fertilidade, ou um símbolo de integridade e elevação moral.
Fonte: Internet
A partir do século 11, que viu a ascensão da dinastia real Ly, a lótus se tornou um motivo decorativo popular. A lótus influenciou muito a arte e a arquitetura da Terra do Dragão. Muitos pagodes têm um nome associado à lótus: Kim Lien (Lótus Dourado), Bach Lien (Lótus Branco), Lien Tri (Lagoa da Lótus) e muitos outros.
O Pagode de Um Pilar de Hanói, que data do século XI e retrata um lótus com seu caule emergindo da água, é um dos mais belos templos do Vietnã, refletindo o lugar especial e simbólico ocupado pela flor de lótus na cultura e na arquitetura vietnamita. O Museu Ho Chi Minh, em Hanói, também tem o formato de uma lótus, lembrando a palavra Kim Lien (Lótus Dourado), o nome de aldeia natal do Presidente. As linhas da torre financeira Bitexco na cidade de Ho Chi Minh também fazem referência à famosa flor.
Além da arquitetura, a lótus vietnamita também está presente no artesanato e no vestuário, principalmente no hábito de folha de lótus, uma jaqueta feminina tradicional com gola virada para cima, ou na cor rosa "canh sen", literalmente rosa pétala de lótus, que se diz ser a cor favorita de muitas mulheres vietnamitas no passado e nos dias de hoje.
Você pode aprender mais sobre as características culturais marcantes do Vietnã, aqui:
Dicas, notícias, conselhos e informações culturais do Vietnã, Laos, Camboja, Birmânia e Tailândia.
Viajamos com um grupo de 25 pessoas por isso não queremos perder o tempo procurando informações e organizando a viagem. Preferimos confiá-la a uma agência de viagem local no Vietnã.
Obrigado por escolher os serviços que correspondem às nossas expectativas e por sua capacidade e disponibilidade.Você é a melhor agência de viagens para nós.
Foi um circuito bonito, com atividades interessantes e diversas. Descobrimos diferentes aspetos: natureza, história, cultura, culinária, bem-estar e diferentes grupos étnicos ...