Localizada no noroeste do Vietnã, a cerca de 135 km de Sapa, a viagem até Bac Ha leva cerca de 4 horas. Essa pequena e charmosa cidade montanhosa se estende entre 1.000 e 1.500 metros acima do nível do mar e abriga um mosaico de 14 minorias étnicas. Entre elas, os H'mong se distinguem por seus trajes animados e ocupam um lugar de destaque.
Fonte: Internet
Décadas antes de 1985, a área de Bac Ha era apelidada de planalto branco cor de papoula, plantado em massa pelos habitantes locais. Foi somente em 1993 que as colinas ao redor de Bac Ha foram adornadas com a brancura das flores de ameixa, substituindo assim a papoula, que foi proibida pelo governo vietnamita. Desde então, o tempo parece ter parado em Bac Ha, apesar da evolução social e da efervescência do comércio mundial.
A autenticidade reina nesse lugar com seus muitos tesouros culturais e naturais. Isso se explica pelo seu acesso, menos acessível do que o de outras províncias externas, o que retardou o desenvolvimento econômico de Bac Ha. Essa região ofuscada por sua vizinha Sapa, brilha com sua preservação autêntica e suas paisagens deslumbrantes de magníficos terraços de arroz e seus grupos étnicos das montanhas.
A região de Bac Ha se abriu recentemente para o turismo. É graças ao seu grande mercado étnico dominical, muito colorido e animado, e a algumas aldeias nas montanhas ao redor que Bac Ha finalmente saiu das sombras e está começando a competir com sua vizinha Sapa. As aldeias étnicas próximos à cidade de Bac Ha e seus vales exuberantes oferecem panoramas e uma experiência fabulosa, que se tem a oportunidade de descobrir durante uma caminhada ou um trekking.
Os vales verdejantes e as charmosas aldeias tradicionais tornam-se um só em volta de Bac Ha. Adotamos um ritmo de vida ancestral, pacífico e autêntico perto de Bac Ha. Você terá a opportunidade de descobrir trilhas na encosta da montanha, pontilhadas por esplêndidos terraços de arroz e lindas plantações de ameixa. Os caminhos o levam a aldeias, onde vivem vários grupos étnicos, em meio a uma natureza verde, um refúgio de paz ainda preservado das multidões de turistas.
Fonte: Internet
É possível visitar Bac Ha durante todo o ano, mas recomendamos que você prefira os meses de abril a novembro, quando o clima é agradável, ideal para fazer caminhadas pelas aldeias desertas da região.
Se você quiser visitar Bac Ha e ver as flores de ameixa, venha em fevereiro. Se você gosta de contemplar os belos terraços de arroz, os meses de maio a setembro são recomendados. Indo para lá em junho, você terá a oportunidade de participar do festival de corrida de cavalos de Bac Ha, uma atmosfera animada e risadas garantidas. Visite a região em maio para admirar os vales vermelhos de Bac Ha, quando as ameixas estão amadurecendo. Um verdadeiro deleite para os olhos!
Primeiro é preciso ir de Hanói a Lao Cai, de trem ou ônibus. Em seguida, um ônibus ou veículo particular levará-o a Bac Ha, em uma viagem de mais de 2 horas, que permite atravessar uma magnífica estrada montanhosa.
1. Ônibus: Para ir de Hanói a Lao Cai de ônibus, vários ônibus oferecem essa viagem em cerca de 5 horas de carro. Há dois tipos de ônibus, um para turistas (limusines confortáveis) e outro para moradores locais (mais barato, mas não muito confortável e mais demorado).
2. Trem: Para chegar a Lao Cai de Hanói de trem, encontre-se na Estação Central de Hanói. Em seguida, pegue os trens noturnos por volta das 20 ou 21 horas e chegue a Lao Cai por volta das 5 ou 6 horas da manhã seguinte.
3. Transporte de agência: Por outro lado, para aqueles que desejam sair com tranquilidade, procure uma agência de viagens para alugar um carro particular com motorista e guia. Você vai diretamente para Bac Ha sem ter que trocar de veículo ou se preocupar com os horários do transporte público.
4. Motocicleta: Bac Ha Vietnã também é acessível de Sapa e Ha Giang por ônibus e motocicleta. Se você tiver espírito aventureiro e for motociclista, poderá fazer essas viagens de motocicleta. No entanto, não recomendamos para iniciantes porque, mesmo que a experiência seja incomum e original, pilotar uma motocicleta ou scooter é muito perigoso nas curvas sinuosas das montanhas quando não se está acostumado a dirigir.
Fonte: Internet
A área de Bac Ha tem um grande número de mercados étnicos que são muitso interessantes. Esses pontos de comércio nas montanhas são realmente os favoritos dos viajantes no país em forma de dragão. Dependendo dos dias da semana, esses mercados semanais são realizados em locais diferentes:
O mercado de Bac Ha é o maior e mais impressionante mercado da região. Todos os domingos de manhã, o centro da cidade de Bac Ha Vietnam se torna o ponto de encontro e o centro multicultural dos diferentes grupos étnicos da região. Homens e mulheres, vestidos com seus melhores trajes tradicionais e representando as cores locais de sua comunidade, se encontram para trocar e negociar mercadorias: alimentos, gado, roupas, objetos... há de tudo! Não hesite em passar de barraca em barraca, esse festival sensorial de cores e cheiros saborosos. É uma excelente mudança de cenário, original, única e às vezes cômica.
O mercado de Can Cau, que fica a 20 km do mercado de Bac Ha, é uma ótima opção para os viajantes que ficam na região nas manhãs de sábado. Menor e mais íntimo do que Bac Ha, o mercado de Can Cau encantará os visitantes com sua bela estrada panorâmica que leva a Can Cau e sua grande variedade de mercados de gado. No caminho, você pode fazer várias paradas para admirar as casas de barro originais dos Hmong.
O mercado de Coc Ly é realizado na margem do belo rio Chay toda terça-feira de manhã. Esse mercado menor é tão autêntico e animado quanto os outros mercados da região. O mercado de Coc Ly oferece aos viajantes muito mais do que uma simples descoberta: um agradável passeio pela correnteza do rio Chay, com uma esplêndida vista da represa recentemente construída. Você também estará na vanguarda para contemplar as grandiosas paisagens cársticas, as belas cachoeiras e as aldeias étnicas dos Hmong e Tay em Trung Do.
Há também muitos outros mercados étnicos para visitar em Bac Ha, como os mercados de Cao Son nas manhãs de quarta-feira, os mercados de Lung Khau Nhin nas manhãs de quinta-feira, etc. Menos conhecidos e mais remotos, esses mercados são todos magníficos e valem muito a pena o desvio por suas paisagens grandiosas: seus campos de arroz em terraços, seus vales abundantes, os sorrisos e a recepção calorosa de mulheres e homens de diferentes grupos étnicos.
Fonte: Internet
O trekking mais comum e fácil de Bac Ha é aventurar-se na aldeia Hmong, onde os viajantes terão a oportunidade de conhecer os Hmong em suas belas casas de sapê, descobrir seu modo de vida e provar o álcool de milho.
Fonte: Internet
Ta Van Chu é considerada uma das mais belas e de fácil acesso. Os visitantes que tiveram a oportunidade de conhecer esse lugar geralmente o comparam a um pequeno recanto do paraíso semelhante a Sapa. No entanto, Ta Van Chu tem uma atmosfera ainda mais selvagem, autêntica e serena e também é o lar da comunidade étnica Mong, criando um mosaico cultural único.
Quando você quer mergulhar na cultura do país que está visitando, a melhor maneira é dormir com os habitantes locais. Hospedar-se com os habitantes locais significa redescobrir-se e comparar seu modo de vida ocidental com o modo de vida tradicional de seu anfitrião. Essa é, sem dúvida, a melhor maneira de visitar o Vietnã.
A gastronomia, a simpatia e a descoberta dos hábitos e costumes dos grupos étnicos Hmong e Tay farão você esquecer o conforto rudimentar dos quartos (você viverá, por uma noite, como verdadeiros grupos étnicos!) Não é bom acordar com o lindo chilrear dos pássaros na manhã seguinte, com vista para os campos de arroz ou pomares? Saiba mais sobre a experiência "Sleeping with locals" (Dormir com os habitantes locais).
O Palácio Hoang A Tuong foi construído pelos franceses de 1914 a 1921. Ele se destaca por seu estilo arquitetônico misto, influenciado pelas casas sobre palafitas do grupo étnico Tay e pelas antigas residências coloniais francesas. Erguido em uma colina com vista para o vale, o antigo palácio do rei Hmong oferece a seus visitantes uma vista deslumbrante da natureza ao redor. Um verdadeiro vestígio histórico da era colonial, esse palácio é um local imperdível durante sua estada em Bac Ha.
Fonte: Internet
O Licor de milho Bac Ha leva o nome da aldeia de Ban Pho, onde é cuidadosamente elaborado. Essa deliciosa bebida de Bac Ha vem diretamente da rica plantação de milho que prospera aqui. Após a colheita, os habitantes locais o secarão pendurando-o em suas casas, criando um cenário rústico e impressionante.
Usando uma receita antiga passada de geração em geração, o povo Hmong de Ban Pho cria esse álcool adicionando milho e suas ervas especiais. O licor de milho, famoso por seu sabor requintado e fragrância envolvente, oferece um sabor verdadeiramente único que não pode ser encontrado em nenhum outro lugar. Essa é uma experiência obrigatória quando se visita Bac Ha.
Quando você irá a Ban Pho, o coração de Bac Ha, não só terá a oportunidade de provar esse delicioso licor de milho, mas também de apreciar a tranquilidade da vida cotidiana das pessoas desse lugar. Será uma existência simples e pacífica, imbuída das cores brilhantes do milho.
Confira nosso roteiro: Excursão a Sapa - Bac Ha
Dicas, notícias, conselhos e informações culturais do Vietnã, Laos, Camboja, Birmânia e Tailândia.
Viajamos com um grupo de 25 pessoas por isso não queremos perder o tempo procurando informações e organizando a viagem. Preferimos confiá-la a uma agência de viagem local no Vietnã.
Obrigado por escolher os serviços que correspondem às nossas expectativas e por sua capacidade e disponibilidade.Você é a melhor agência de viagens para nós.
Foi um circuito bonito, com atividades interessantes e diversas. Descobrimos diferentes aspetos: natureza, história, cultura, culinária, bem-estar e diferentes grupos étnicos ...