A criação da reserva foi motivada pela necessidade de proteger a biodiversidade da região, que estava ameaçada pela extração ilegal de madeira, conversão de terras para agricultura e expansão do habitat humano. Portanto, é um importante local de preservação para as espécies ameaçadas de extinção da região.
Atualmente, a reserva natural de Pu Luong cobre uma área de mais de 17.600 hectares e é um destino preferido dos amantes da natureza e dos caminhantes.
Pu Luong é um destino maravilhoso para escapar da agitação da vida na cidade e relaxar na beleza natural e cultura única do Vietnam.
1. Relaxe numa pousada com uma vista maravilhosa.
2. Faça caminhadas e durma com moradores locais.
3. Descobre as rodas d'água.
4. Faça um passeio em uma pequena sampana no rio Ma.
5. Tome banho na cachoeira da aldeia de Hieu.
6. Explore a caverna Kho Muong.
7. Vá ao mercado Pho Doan.
8. Visite a aldeia de tecelagem Lan.
9. Prove o pato Co Lung e o arroz pegajoso em um tubo de bambu.
Como vimos, há algumas pousadas ecológicas confortáveis em Pu Luong que podem ser uma ótima opção de estadia. Principalmente para quem mora em Hanói e quer se livrar por alguns dias do barulho e da poluição da capital vietnamita. Em Pu Luong, respiramos, ouvimos os cantos dos animais e apreciamos a vista magnífica da acomodação!
Fonte: Internet
Mas é claro que também aconselhamos você - especialmente para os viajantes de passagem - a fazer caminhadas na reserva. Se você escolher um circuito particular, seu guia que fala francês poderá ser acompanhado por um guia local que conhece perfeitamente as trilhas da reserva. Se estiver viajando por conta própria, poderá reservar um passeio com um guia local por meio de sua pousada/casa hospedeira. Atualmente, há vários guias que falam inglês, portanto é possível ter uma experiência de imersão muito agradável e, ao mesmo tempo, obter as informações necessárias para entender melhor a vida local. Você pode escolher uma visita de um dia (várias opções disponíveis, dependendo de seus desejos e de sua condição física) ou de dois dias. Aconselhamos combinar uma noite em um alojamento e uma noite com os habitantes locais para realmente apreciar a vida cotidiana dos habitantes. Em seguida, você dormirá com uma família em uma casa de palafita (a tradicional casa do povo Thai). Se você for uma pessoa aventureira, poderá encarar a conquista de "Pu Luong", a montanha mais alta da reserva, cujo cume culmina a 1.700 metros acima do nível do mar. Esse é um passeio de dois dias, pois leva cerca de seis a oito horas para chegar ao cume em um clima agradável. Mas vale a pena quando você pode apreciar o cenário extraordinário de montanhas e florestas enquanto observa as palafitas e os terraços de arroz no vale ao pé da montanha. Você passará a noite em uma barraca e descerá no dia seguinte.
Para essa excursão, é melhor prepará-la com antecedência, seja com a agência ou com a acomodação.
Fonte: Internet
As rodas d'água são a característica típica da reserva Pu Luong. Fabricadas há séculos pelos habitantes locais, elas possibilitam a irrigação dos terraços de arroz localizados em níveis muito altos em relação ao rio e fornecem água para as atividades diárias. Existem mais de 100 rodas d'água na área de Pu Luong construídas ao longo de córregos e rios. As rodas são geralmente feitas de madeira e medem cerca de 3 a 4 metros de diâmetro. Elas são movidas pela água que flui nos córregos e rios, o que as faz girar e possibilita a irrigação dos terraços de arroz localizados rio acima. Seu guia o levará o mais próximo possível dessas rodas durante o passeio.
Fonte: Internet
A Reserva Natural de Pu Luong é atravessada pelo Rio Ma, um afluente do Rio Ma, que deságua no Mar do Sul da China. O rio Ma é uma importante fonte de água para a população local na área de Pu Luong e também é usado para irrigação dos terraços de arroz. Além de sua utilidade prática, o rio Ma também oferece uma vista panorâmica da bela área circundante de Pu Luong, com suas montanhas, florestas tropicais e vilarejos tradicionais. Durante sua visita ao local, você certamente fará um passeio tranquilo pelo rio a bordo de uma pequena sampana feita de bambu.
Fonte: Internet
Se decidir se hospedar na aldeia de Hieu (ban Hieu), você estará bem próximo a essa linda e tranquila cachoeira. Se quiser, você poderá aproveitar a oportunidade para nadar lá. Caso contrário, é possível passar pelo vilarejo durante a caminhada, o que lhe dará a oportunidade de se refrescar! Portanto, não se esqueça de seus trajes de banho quando visitar Pu Luong!
Fonte: Internet
A reserva natural também tem algumas cavernas que podem ser visitadas durante sua caminhada. Por exemplo, a caverna Kho Muong, apelidada de... caverna dos morcegos! Tenha cuidado, pois o acesso requer alguns metros de escalada (nada muito difícil, no entanto) e o interior é bastante escuro. A caverna tem 2,5 quilômetros de extensão e você pode explorar alguns metros com seu guia armado com uma lanterna de cabeça!
Fonte: Internet
O mercado Pho Doan está localizado na comuna de Lung Niem e abre duas vezes por semana: nas manhãs de quinta-feira e sábado. Se vier a Pu Luong, recomendamos que planeje sua estadia para incluir esse mercado. Além dos produtos vendidos, o cenário ao redor é excelente. Um ótimo favorito para todos os fotógrafos que passam por lá!
Fonte: Internet
A população tailandesa é conhecida por suas roupas bordadas, e é possível descobrir seu artesanato na aldeia Lan. Os tecelões de Lan usam teares tradicionais para criar artesanatos exclusivos e de alta qualidade. Os visitantes podem visitar o vilarejo e ver os tecelões trabalhando, tecendo lenços, bolsas e outros itens usando técnicas antigas de tecelagem passadas de geração em geração. Um bom lugar para levar uma lembrança para seus entes queridos (não se esqueça de negociar os preços!).
Fonte: Internet
Por fim, o que seria de uma estadia sem provar os produtos locais? O pato da comuna de Co Lung é conhecido em todo o norte do Vietnã e os vietnamitas que passam por lá não deixam de prová-lo, um pouco como a cabra de Ninh Binh. Você certamente os verá vivos no mercado, então... cozidos em sua pousada ou nos locais!
Você pode incrementar seu prato de pato com arroz pegajoso em um tubo de bambu, presente nas refeições diárias dos habitantes locais. O que o torna tão especial? Talvez seja o tempero local do arroz de grão grosso combinado com o bambu usado como recipiente para cozinhar o arroz.
Fonte: Internet
Agora você tem todas as informações para aproveitar ao máximo sua estada em Pu Luong. Para uma estadia completa de ecoturismo, recomendamos que você combine essa visita com o Parque Nacional de Mai Chau e Cuc Phuong. Reserve de 5 a 6 dias de circuito para aproveitar totalmente essa região.
Dicas, notícias, conselhos e informações culturais do Vietnã, Laos, Camboja, Birmânia e Tailândia.
Viajamos com um grupo de 25 pessoas por isso não queremos perder o tempo procurando informações e organizando a viagem. Preferimos confiá-la a uma agência de viagem local no Vietnã.
Obrigado por escolher os serviços que correspondem às nossas expectativas e por sua capacidade e disponibilidade.Você é a melhor agência de viagens para nós.
Foi um circuito bonito, com atividades interessantes e diversas. Descobrimos diferentes aspetos: natureza, história, cultura, culinária, bem-estar e diferentes grupos étnicos ...